top of page
Buscar
  • psicostapaulo

Triste não é ao certo a palavra - Gabriel Abreu

Ultimamente tenho me debruçado sobre os lutos e há um tempo terminei esse livro super sensível sobre a temática. Confesso que a maneira com que o autor narra tal história me ganhou: uma narrativa em que a história da mãe, contada a partir dos seus objetos se cruzam à história que o filho/narrador conta. Tais objetos estão para lá de serem somente documentos de uma história. Esses documentos, vestígios, são também partes que compõem a ficção do próprio filho. Fazendo-o se reencontrar. Um encontro que faz repensar a noção de luto. Como diria Christian Dunker, em seu último livro lançado “Lutos finitos e infinitos”, o trabalho do luto envolve um certo encadeamento, uma perda posterior que convoca a um luto anterior. Em “Triste não é ao certo a palavra”, nos é relatado uma perda em vida - condição proveniente do Alzheimer - seguido da perda pela morte em si. Um encadeamento que rememora, a partir de tais vestígios maternos, lutos do próprio autor. Nessa elaboração, as personagens dessa ficção estão a serviço dessa preservação da memória - Um tempo em que algo que se partiu pode ficar, “um objeto perdido dotado de um novo signo” vivificando a experiência como alternativa possível para sustentar uma realidade sem desmoronar.




Em sua dedicatória ao livro Gabriel Abreu escreve, como  recomendação, que sempre falte uma peça para concluir esse quebra-cabeça. Talvez haja uma dedicação nessa escrita que não estime por um tamponamento desse vazio. Que saibamos fazer com ele.




50 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Não há nada mais caro na vida que a doença - e a estupidez

“𝗡ã𝗼 𝗵á 𝗻𝗮𝗱𝗮 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗮𝗿𝗼 𝗻𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗮 𝗱𝗼𝗲𝗻ç𝗮 - 𝗲 𝗮 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗽𝗶𝗱𝗲𝘇” já dizia Freud (1913) em “O início do tratamento”. O sintoma é caro demais para o sujeito. Sua lib

2 Comments


Paulo Quintino
Paulo Quintino
Apr 09

Muito curioso. Suas palavras ao livro me desencadeou uma curiosidade para ler este livro. Muito obrigado!

Like

Tiago Alves
Tiago Alves
Apr 09

👏🏻👏🏻

Like
bottom of page